Experiências no Ensino de Geografia para Alunos Surdos
Resumo
O presente artigo objetiva ampliar um debate sobre possibilidades do ensino de Geografia para alunos surdos. Nele buscamos apontar experiências e reflexões que nos ajudem a pensar caminhos potenciais nas práticas de ensino de Geografia que incluam toda a particularidade do aluno surdo. Para isso, debatemos, aqui, questões relacionadas à acessibilidade, à inclusão e à heterogeneidade dos estudantes surdos para refletirmos sobre esse complexo processo de ensino-aprendizagem. Assim, buscamos estabelecer algumas relações que envolvam as diferentes línguas em questão, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a língua portuguesa, e buscamos debater a necessidade da utilização de vasto material didático nesse processo. Identificamos, assim, algumas possibilidades no ensino da Geografia através da utilização de recursos visuais, particularmente por meio do cinema, que podem nos auxiliar no aprofundamento do debate sobre as práticas de ensino.
Palavras-Chave: Acessibilidade. Surdo. Geografia. Cinema.
Abstract
This article aims to broaden a debate about the possibilities of Geography teaching for deaf students. In it we seek to point out experiences and reflections that help us to think of potential paths in the teaching practices of Geography that include all the particularity of the deaf student. To this end, we discuss issues related to the accessibility, inclusion and heterogeneity of deaf students to reflect on this complex teaching-learning process. Thus, we sought to establish some relationships involving the different languages in question, the Brazilian Sign Language (LIBRAS) and the Portuguese Language, and we sought to discuss the need to use vast didactic material in this process. We thus identify some possibilities in the teaching of Geography through the use of visual resources, particularly through the cinema, which can help us to deepen the debate about teaching practices.
Key Words: Accessibility. Deaf. Geography. Cinema.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.