O Que o Olhar não Vê, o Ouvir Constrói
utilizando paisagens sonoras para um ensino geográfico inclusivo
Resumo
O presente estudo visa compreender e analisar, a partir da aprovação e implementação da Lei Brasileira de Inclusão de 2015, as condições para inclusão dos alunos com deficiências visuais no sistema regular de ensino em unidades escolares selecionadas e, a partir dos resultados obtidos, propor a utilização das paisagens sonoras como alternativa metodológica capaz de estimular um processo de aprendizagem geográfica mais inclusivo.
Palavras-chave: Geografia Inclusiva, Educação Geográfica
Abstract
The following case study explores the understanding and analysis of the Brazilian Right of Inclusion, established in 2015. The collected results within this article offer a view point in the utilization of audible landscapes as a pedagogical tool, underlining a geographical learning process inclusive to all pupils.
Key words: Inclusive Geography, Geographical Education
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.