“E agora, o que eu ensino: Eustáquio de Sene ou Milton Santos?”
discutindo a formação do professor de Geografia no âmbito da construção do conhecimento escolar
Resumo
O presente texto corresponde a uma discussão sobre a formação docente no bojo dos desafios da construção do conhecimento escolar em Geografia. Com base em um questionário realizado com graduandos de licenciatura, almejamos identificar e compreender as dificuldades advindas da elaboração de aulas de regência, conectando essa empiria às discussões relativas à composição do conhecimento escolar, ao processo de mediação didática e à formação universitária. Por fim, apresentaremos reflexões que se colocam como caminhos que possibilitem fortalecer o conhecimento geográfico escolar no curso de sua construção.
Palavras-chave: Estágio; Conhecimento escolar; Medicação didática; Conhecimento poderoso
Abstract
The present text corresponds to a discussion about teacher education from the perspective of the challenges of building school knowledge in Geography. Based on interviews with undergraduate students, we aim to identify and understand the difficulties arising from the preparation of conducting classes, connecting this empiricism to the discussions related to the composition of school knowledge, to the didactic mediation process and to university training. Finally, we will launch suggestions in order to propose to address paths that make it possible to strengthen school geographic knowledge Geography in the course of its construction.
Key words: Internship; School knowledge; Didactic medication; Powerful knowledge
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.