O Estágio Supervisionado em Geografia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro como Objeto de Pesquisa
Resumo
O Estágio Supervisionado é chave no desenvolvimento da práxis e do habitus docente. Momento este que é, no âmbito das disputas acadêmicas, entendido muitas vezes como uma etapa secundária, de menor valor na formação da profissionalidade por perceberem como a expressão máxima da transposição de técnicas de ensino e aprendizagem e não como um momento de também reflexão sobre a docência. Nesse sentido, o presente texto busca realizar pontes entre uma reflexão sobre a centralidade do Estágio Supervisionado na formação para o magistério em Geografia e algumas das percepções construídas pelos licenciandos do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no intuito de problematizar alguns dos limites e algumas potencialidades desse momento da formação de professores.
Palavras-chave: Estágio supervisionado; Formação de professores; Geografia
Abstract
The Supervised Internship is key in the development of praxis and teacher habitus. This time, which is, in the context of academic disputes, often understood as a secondary step, of lesser value in the formation of professionalism because they perceive it as the maximum expression of the transposition of teaching and learning techniques and not as a moment of reflection on the teaching. In this sense, present text seeks to bridge the gap between a reflection on the centrality of the Supervised Internship in the training for the Magisterium in Geography and some of the perceptions built by the graduates of the Geography course of the University of the State of Rio de Janeiro, in order to problematize some of the limits and some potentialities of this moment of teacher training.
Key words: Supervised Internship; Teacher training; Geography
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.