O Ensino de Geografia sobre a Questão Ambiental: uma contribuição para o ensino fundamental
Resumo
O estudo acerca do meio ambiente e problemas ambientais são cada vez mais necessários no ensino escolar, auxiliando na formação de cidadãos empenhados na conservação e preservação ambiental, numa educação ambiental voltada à realidade social. Nesta frente educativa encontra-se a geografia que tem seu objetivo maior desvendar a relação homem e meio, partindo de várias escalas e entendimentos, correlacionando conceitos e teorias. A geografia escolar abre possibilidade para um pensamento mais reflexivo e emancipatório do sujeito, que se compromete com o ambiente e traça novas perspectiva de vida socioambiental. Indo em direção a esta contribuição este artigo buscou discutir o ensino da geografia na ótica do pensamento ambiental, educar para respeitar o meio ambiente. Além disso, descreveu-se ao longo do texto algumas práticas desenvolvidas cm os alunos em 2020, por meio do ensino remoto que tivesse o caráter de trabalhar com a temática e induzir uma visão ambientalista, por meio do local e global. Para o artigo utilizou-se a pesquisa bibliográfica e descritiva na composição do texto e para as práticas pedagógicas as metodologias ativas. Esperando com o trabalho contribuir para o ensino de geografia e as discussões a respeito da educação ambiental e geográfica.
Palavras-chave: Ensino de geografia, questão ambiental, ensino fundamental, práticas pedagógicas.
Abstract
The study of the environment and environmental problems are increasingly necessary in school education, helping to train citizens committed to environmental conservation and preservation, in an environmental education geared to social reality. In this educational front, there is geography that has its main objective to unveil the relationship between man and environment, starting from various scales and understandings, correlating concepts and theories. School geography opens the possibility for a more reflective and emancipatory thinking of the subject, who is committed to the environment and outlines new perspectives on socio-environmental life. Moving towards this contribution, this article sought to discuss the teaching of geography from the perspective of environmental thinking, educating to respect the environment. In addition, some practices developed with students in 2020 were described throughout the text, through remote teaching that had the character of working with the theme and inducing an environmentalist view, through the local and global. For the article, bibliographic and descriptive research was used in the composition of the text and for the pedagogical practices the active methodologies. Hoping with the work to contribute to the teaching of geography and discussions about environmental and geographic education.
Key words: Teaching geography. Environmental issues, elementary education, pedagogical practices.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.