A Contribuição do Pensamento Espacial no Desenvolvimento do Pensamento Geográfico de Alunos do Ensino Fundamental
Resumo
O ensino de Geografia no ensino fundamental tem como função desenvolver o pensamento geográfico dos alunos. Esse pensamento se constitui de diversos processos cognitivos, entre esses, os de habilidades do pensamento espacial. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é analisar o desenvolvimento de habilidades do pensamento espacial como contribuição ao pensamento geográfico dos estudantes do ensino fundamental. Para isso, utilizou-se da abordagem qualitativa na produção e interpretação dos dados, os quais foram produzidos por meio do procedimento bibliográfico e de campo. Na primeira etapa, levantam-se fundamentos teóricos sobre o pensamento espacial, o pensamento geográfico e a horta escolar. Na segunda etapa, realizou-se uma entrevista semiestruturada e uma análise de uma aula virtual com elementos de horta escolar. Os resultados mostraram que o pensamento espacial se constitui de um conjunto de habilidades cognitivas, como orientação, direção, tamanho, coordenação, deslocamento, distância, alternância, geometria espacial, classificação, entre outras. Essas habilidades cognitivas são fundamentais para o desenvolvimento do pensamento geográfico, entre outras formas de pensamento. Concluiu-se que, tanto para desenvolver como para mobilizar o pensamento geográfico, é imprescindível se apropriar de processos cognitivos, entre esses, as habilidades topológicas do pensamento espacial
Palavras-chave: Pensamento espacial, Pensamento geográfico, Habilidades cognitivas.
Abstract
The teaching of Geography in elementary school has the function of developing the students' geographic thinking. This thinking is made up of several cognitive processes, including those of spatial thinking skills. In this sense, the objective of the work is to analyze the development of spatial thinking skills as a contribution to the geographic thinking of elementary school students. For this, a qualitative approach was used in the production and interpretation of data, which were produced through bibliographic and field procedures. In the first stage, theoretical foundations are raised on spatial thinking, geographical thinking and the school garden. Afterwards, there was a semi-structured interview and an analysis of a class with elements from the school garden. The results show that spatial thinking consists of a set of cognitive skills, such as orientation, direction, size, coordination, displacement, distance, alternation, spatial geometry, classification, among others. These cognitive skills are fundamental for the development of geographic thinking, among other ways of thinking. It was concluded that, both to develop and to mobilize geographical thinking, it is essential to appropriate cognitive processes, among these, the topological skills of spatial thinking.
Key words: Spatial thinking, Geographical thinking, Cognitive skills.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.