A Paisagem para Além do que a Visão Alcança: uma abordagem da percepção da paisagem para cegos
Resumo
Visão e capacidade de observação são dois elementos centrais na definição da paisagem geográfica. O presente artigo propõe uma reflexão a respeito do tema justamente para aqueles que não possuem esses sentidos, trazendo elementos para a compreensão da percepção da paisagem para pessoas com cegueira congênita e adquirida. Pretende-se, com isso, possibilitar uma maior abertura em direção a um ensino de geografia numa perspectiva multissensorial-inclusiva, incorporando outros sentidos – e possibilidades – para práticas pedagógicas que são, simultaneamente, mais inclusivas e mais abertas a todos os sentidos e a todas as pessoas.
Palavras-chave: Paisagem, cegueira, didática multissensorial, inclusão.
Abstract
Vision and observational skills are two key elements in defining the geographic landscape. This article proposes a reflection about its meaning precisely for those who do not have these senses, bringing elements to understand the perception of the landscape for people with blindness. It is intended, with this, to enable a greater openness towards the teaching of geography in a multi-sensorial-inclusive perspective, incorporating other meanings - and possibilities - for pedagogical practices that are, simultaneously, more inclusive, and more open to all.
Key words: Landscape, blindness, multisensory didactic, inclusion.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.