“E as aulas, voltam quando professores?”: experiências diversas e confusas em tempos de pandemia
Resumo
Quando iremos retornar? É possível responder a essa pergunta de maneira genérica? Todas as escolas voltarão ao mesmo tempo? Em que medida a reflexão geográfica sobre o processo educativo permite-nos responder às questões inéditas colocadas pela pandemia de COVID-19 sobre a realidade escolar, que já era tão diversa e desigual? Estas foram as perguntas que cinco professores e professoras de diferentes redes de ensino na cidade do Rio de Janeiro fizeram ao pensar como seria a dinâmica escolar após o retorno das aulas presenciais. E mais, como a perspectiva espacial é importante para ponderar as políticas de educação a partir da diversidade de realidades escolares no Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Escola; Geografias da Escola; Covid-19; retorno às aulas.
Abstract
When should we return? Is it possible to answer this question in a generic way? Will all schools come back at the same time? How geographical thought about educational processes allow us to answer unprecedent questions setted by the Covid-19 pandemic on the school reality, which was already so diverse and unequal? These were the questions five teachers from diferente kinds of schools in Rio de Janeiro asked about school dynamics after the social distance would be suspended. Moreover, how geographical thought is important to consider education policies based on the diversity of school realities in Rio de Janeiro.
Keywords: School, School Geographies; Covid-19; school’s return.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.