Ensino e Cálculo dos Fusos Horários Teóricos: proposta de uma nova metodologia
Resumo
O processo de ensino-aprendizagem da cartografia requer alguns conhecimentos prévios dos discentes e apresenta complexidades, uma vez que abrange diversas áreas do saber, como a física, a geografia e a matemática. O ensino e o cálculo dos fusos horários teóricos representam um dos componentes curriculares da disciplina Geografia nos Ensinos Fundamental e Médio. Assim sendo, o objetivo do artigo é discutir metodologias e estratégias de ensino direcionadas à temática dos fusos horários e, em particular, propor a utilização de uma nova fórmula para os cálculos envolvendo os fusos teóricos. A análise documental, baseada na avaliação da Base Nacional Curricular Comum; e a pesquisa bibliográfica, por meio da análise de livros didáticos, artigos e livros científicos; foram os procedimentos metodológicos adotados durante o estudo. Observou-se que o conhecimento acerca das formas e dos movimentos da Terra e, principalmente, de como a rotação terrestre influencia os fusos horários, facilitou a aprendizagem dos conteúdos relativos aos fusos horários.
Palavras-chave: Fusos Horários; Cartografia; Ensino; Cálculo
Abstract
The teaching-learning process of cartography requires some prior knowledges from students and presents complexities, since it covers several areas of knowledge, such as physics, geography and mathematics. The teaching and calculation of theoretical time zones represent one of the curricular components of the Geography discipline in Elementary and High Schools. Therefore, the objective of the article is to discuss teaching methodologies and strategies directed to the theme of time zones and, in particular, to propose the use of a new formula for calculations involving theoretical time zones. Documentary analysis, based on the evaluation of the National Common Curriculum Base; and bibliographic research, through the analysis of textbooks, articles and scientific books; were the methodological procedures adopted during the study. It was observed that the knowledge about the shapes and movements of the Earth and, mainly, how the terrestrial rotation influences the time zones, facilitated the learning of the contents related to the time zones.
Keywords: Time Zones; Cartography; Teaching; Calculation
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.