Geografia e Música: o diálogo local/global nos movimentos Mangue Beat e Hip Hop: uma possibilidade em sala de aula
Resumo
O presente trabalho busca articular a música e o conhecimento geográfico a partir da leitura do lugar através dos movimentos musicais brasileiros, mais especificamente a relação local/global nas obras musicais de Chico Science e Mano Brown expoentes da cena contemporânea das artes nos respectivos movimentos: “Mangue Beat E Hip Hop”. As proposições dos geógrafos sobre o lugar são colocadas em perspectiva para traçarmos uma relação entre a linguagem geográfica e a linguagem musical e a possibilidade aplicação destas no processo de ensino/aprendizagem.
Palavras chave: música, Mangue Beat, Hip Hop, local-global, ensino de geografia
Abstract
This paper seeks to articulate the music and geographic knowledge from the reading of the place through the Brazilian musical movement, specifically the local / global relationship in musical works of Chico Science and Mano Brown exponents of contemporary arts scene in their movements, "Mangue And Hip Hop Beat. "The propositions of geographers over the place are placed in perspective to draw a relationship between language and scientific language musical and possible application of the process of teaching / learning.
Keywords: Music, Mangue Beat, Hip Hop, local-global, geography learning
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.