Elementos para uma Pedagogia Visual em Geografia
Resumo
Qual seria uma Geografia adequada ao estudante surdo? Uma tal pedagogia há de ser eminentemente visual, pois é através de signos visuais que o sujeito surdo confere sentido à sua experiência de mundo. A partir dessa premissa, pode-se levantar alguns elementos que estruturam o processo de aprendizagem do surdo no geral, e no campo da Geografia, em particular. As considerações e argumentos aqui apresentados são um resultado preliminar da pesquisa de monografia do autor, e baseiam-se em revisão de textos, entrevistas com professores e observação de aulas de Geografia para estudantes surdos. Visto que a Geografia sempre se valeu de um aparelhamento visual e gráfico, essa disciplina pode ir ao encontro dessa aptidão visual do surdo, especialmente se pautada numa proposta bilingue de educação básica (português escrito - LIBRAS).
Palavras-chave: Pedagogia visual; Surdez; Geografia
Abstract
What would be a suitable Geography for the deaf student? Such a pedagogy must be eminently visual, since it is through visual signs that the deaf subject gives meaning to his experience of the world. From this premise, it is possible to raise some elements that structure the learning process of the deaf in general, and in the field of Geography, in particular. The considerations and arguments presented here are a preliminary result of the author's monograph research, and are based on the review of texts, interviews with teachers and observation of Geography classes for the deaf students. Since Geography has always used visual and graphic equipment, this subject can meet this visual aptitude of the deaf, especially if guided by a bilingual proposal for basic education (written portuguese - LIBRAS).
Key words: Visual pedagogy; Deafness; Geography
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