Ensinar sobre o Território na Perspectiva de uma Educação Inclusiva: raciocínio geográfico e cidadania-territorial como parte do processo de inclusão social
Resumo
A Geografia é uma área do conhecimento que busca compreender a organização espacial produzida pela sociedade humana, a partir de algumas categorias analíticas e princípios. Tal possibilidade pode ajudar na construção de uma certa consciência territorial das/nas ações humanas, iluminando um dos possíveis compromissos da geografia numa educação de perspectiva inclusiva, onde a ideia de inclusão estaria não apenas em questões de ordem física ou motora, mas também no direito e na condição de participação consciente, intelectual e comprometida nas decisões de problemas sociais de base espacial. Este artigo teve como objetivo identificar um possível significado do que seja a ideia de inclusão social, e por conseguinte, o que seja ensinar sobre o território na perspectiva de uma educação inclusiva. Metodologicamente, a pesquisa foi mais analítica e de cunho interpretativo, envolvendo a combinação de revisão conceitual da literatura e de dados secundários. O compromisso da geografia, dentro de uma ótica de ensino inclusivo, reside numa posição reflexivo-problematizadora-integrada dos territórios em permanentes mudanças, endereçando perguntas a esses territórios e pensando possíveis respostas, na tentativa de construção do que se poderia chamar de uma cidadania-territorial, ideia esta cara à um processo de inclusão social.
Palavras-Chave: Geografia; Ensino; Cidadania; Inclusão
Abstract
Geography is an area of knowledge that seeks to understand the spatial organization produced by human society, from some analytical categories and principles. This possibility can help in the construction of a certain territorial awareness of human actions, illuminating one of the possible commitments of geography in an inclusive education, where the idea of inclusion would be not only in physical or motor issues, but also in the right and condition of conscious, intellectual and compromised participation in the decisions of social problems of spatial basis. This article aimed to identify a possible meaning of what is the idea of social inclusion, and therefore, what it is to teach about the territory from the perspective of an inclusive education. Methodologically, the research was more analytical and interpretive, involving the combination of conceptual literature review and the survey and analysis of secondary data. The commitment of geography, within an inclusive teaching perspective, lies in reflexive-problematizing-integrated position of the territories in permanent changes, addressing questions to these territories and thinking possible answers, in an attempt to build what could be called a territorial citizenship, idea expensive to a process of social inclusion.
Keywords: Geography; Teaching; Citizenship; Inclusion
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.