O Ensino Interdisciplinar da Cartografia Escolar no Ensino Básico: A Maquete "Os Sons dos Planetas"

  • Rodrigo Fischer Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A partir da compreensão de que a Astronomia é uma área do conhecimento tão fascinante quanto abrangente, na medida em que realiza a interface interdisciplinar e transversal com diversas áreas do conhecimento, a proposta didática descrita neste trabalho constituiu-se na construção da maquete do Sistema Solar denominada “Os sons dos Planetas”. Direcionada aos alunos do Ensino Fundamental, possui a intenção de despertar a consciência do educando perante a constituição do Sistema Solar através dos acordes universais da Música Clássica, contribuindo dessa forma para o enriquecimento das propostas pedagógicas definidas pelas Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n°9394/1996) em consonância com as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017). 


Palavras-Chave: Inovação; Didática; Cultura; Cidadania


 


ABSTRACT


Based on the understanding that Astronomy is an area of ​​knowledge that is as fascinating as it is engage discipline, as it performs an interdisciplinary and transversal interface with several areas of knowledge, the didactic proposal described in this work consisted of the construction of the model of the Solar System entitled "The Sounds of the Planets". Aimed at elementary school students, it intends to awaken the student's awareness of the constitution of the Solar System through the universal chords of Classical Music, thus contributing to the enrichment of the pedagogical proposals defined by the Guidelines and Bases of National Education (Law n. °9394/1996) in line with the General Skills of the National Common Curricular Base (BNCC/2017).


Key-Words: Innovation; Didactics; Culture; Citizenship

Publicado
Apr 27, 2023
Como Citar
FISCHER, Rodrigo. O Ensino Interdisciplinar da Cartografia Escolar no Ensino Básico: A Maquete "Os Sons dos Planetas". Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 7, n. 13, apr. 2023. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1847>. Acesso em: 03 july 2024.