O Ensino Interdisciplinar da Cartografia Escolar no Ensino Básico: A Maquete "Os Sons dos Planetas"
Resumo
A partir da compreensão de que a Astronomia é uma área do conhecimento tão fascinante quanto abrangente, na medida em que realiza a interface interdisciplinar e transversal com diversas áreas do conhecimento, a proposta didática descrita neste trabalho constituiu-se na construção da maquete do Sistema Solar denominada “Os sons dos Planetas”. Direcionada aos alunos do Ensino Fundamental, possui a intenção de despertar a consciência do educando perante a constituição do Sistema Solar através dos acordes universais da Música Clássica, contribuindo dessa forma para o enriquecimento das propostas pedagógicas definidas pelas Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n°9394/1996) em consonância com as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017).
Palavras-Chave: Inovação; Didática; Cultura; Cidadania
ABSTRACT
Based on the understanding that Astronomy is an area of knowledge that is as fascinating as it is engage discipline, as it performs an interdisciplinary and transversal interface with several areas of knowledge, the didactic proposal described in this work consisted of the construction of the model of the Solar System entitled "The Sounds of the Planets". Aimed at elementary school students, it intends to awaken the student's awareness of the constitution of the Solar System through the universal chords of Classical Music, thus contributing to the enrichment of the pedagogical proposals defined by the Guidelines and Bases of National Education (Law n. °9394/1996) in line with the General Skills of the National Common Curricular Base (BNCC/2017).
Key-Words: Innovation; Didactics; Culture; Citizenship
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.