Possibilidades de Ensino da Geologia nas Aulas de Geografia com Suporte da Filatelia e da Telecartofilia
Resumo
O presente artigo, de caráter qualitativo e exploratório, demonstra a possibilidade de uso didático-pedagógico de artefatos colecionáveis como selos e cartões telefônicos no ensino da Geografia, mais precisamente sobre a geologia e mineralogia. De modo a ilustrar que há um rico material para uso em sala de aula, são apresentados selos e cartões telefônicos nacionais angariados junto ao acervo pessoal dos propositores desta pesquisa, além de dados da plataforma “Colnect”, que possui artigos colecionáveis de todo o mundo. Os resultados indicam uma grande potencialidade de uso didático-pedagógico para estes artefatos, passíveis de serem adotados em diferentes níveis do ensino.
Palavras-chave: Ensino de Geografia; Filatelia; Telecartofilia
Abstract
This qualitative and exploratory article demonstrates the possible didactic-pedagogical use of collectable artefacts such as stamps and phone cards in teaching Geography, more precisely on geology and mineralogy. To illustrate that there is rich material for use in the classroom, stamps and national phone cards collected from the personal collection of the proponents of this research are presented, in addition to data from the “Colnect” platform, which has collectable articles from around the world. The results indicate a great potential for didactic-pedagogical use for these artefacts, which can be adopted at different levels of education.
Keywords: Geography Teaching; Philately; Collectable phone cards
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.