Formação de Professores em Geografia no Contexto da Expansão da Modalidade de Educação à Distância
Resumo
Neste artigo são apresentadas reflexões sobre o atual cenário dos cursos de formação de professores de Geografia no contexto da expansão da modalidade de ensino superior à distância no Brasil. Os argumentos e discussões sistematizados resultam da análise do Censo da Educação Superior entre 2011 e 2020 (total de cursos, número de matrículas, modalidade de oferta e instituições). Eles estão vinculados às informações coletadas junto ao Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação e nos websites das instituições de ensino formadoras de professores (vagas autorizadas, municípios com polos, custos de mensalidade e propostas curriculares). Os resultados indicam que os cursos fazem parte do processo de migração institucional e de modalidade para concentrar-se em cursos ofertados à distância e em instituições de ensino privadas de baixo custo. Ao analisar esse processo no estado de Goiás, observa-se que a formação de professores em Geografia na modalidade presencial é ofertada em quatro universidades públicas em 11 municípios goianos. Em contrapartida, o curso na modalidade à distância é ofertado por 23 instituições de ensino privadas, com 327 polos distribuídos por 72 municípios goianos. Diante do processo de esvaziamento e encerramento dos cursos presenciais, salienta-se a necessidade de investir em políticas públicas que propiciem o acesso e permanência dos estudantes e a manutenção dos cursos de Geografia em instituições públicas comprometidas com o ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave: Ensino Superior; Licenciatura em Geografia; EAD
Abstract
This article reflects on the current scenario of Geography teacher training courses in the context of expanding distance higher education in Brazil. The systematized arguments and discussions result from the analysis of the Higher Education Census between 2011 and 2020 (total courses, number of enrollments, type of offering, and institutions). They are linked to information collected from the National Register of Courses and Institutions of Education and on the websites of educational institutions that train teachers (authorized vacancies, municipalities with centers, tuition costs, and curriculum proposals). The results indicate that the courses are part of the institutional and modality migration process to focus on courses offered at a distance and in low-cost private educational institutions. When analyzing this process in the state of Goiás, it is observed that the training of teachers in Geography in the face-to-face modality is offered in 4 public universities in 11 municipalities in Goiás. In contrast, the course in the distance modality is offered by 23 private educational institutions, with 327 centers distributed across 72 municipalities in Goiás. Faced with emptying and closing face-to-face courses, the need to invest in public policies that provide access and retention of students and the maintenance of Geography courses in public institutions committed to teaching, research, and extension.
Key words: University education; Degree in geography; E-learning
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.