A Geografia e as Novas Metodologias: O Ensino através dos Memes
Resumo
O escritor português José Saramago (2017), no documentário “Janela da Alma”, de João Jardim e Walter Carvalho declarou: “Hoje é que estamos a viver, de fato, na Caverna de Platão, porque as próprias imagens que nos mostram a realidade, de certa maneira, substituem a realidade. Nós estamos no mundo chamado audiovisual”. Nesse contexto, se insere o referido trabalho, tendo como objetivo a análise da aplicabilidade dos memes, produzidos pelos alunos, como recursos didático-pedagógicos nas aulas de Geografia, ministradas na educação básica. Assim, a escolha de trabalhar em sala de aula um gênero textual utilizado, principalmente, nas redes sociais, justifica-se, por tornar possível a contextualização do conteúdo disciplinar nas situações vividas e observadas na realidade, fora do ambiente escolar, contribuindo para uma aprendizagem mais concreta e simbólica. Enfim, a produção e confecção dos memes e as apresentações em sala de aula, superaram as expectativas, em função do envolvimento e mobilização dos alunos. Verificando-se, que a atenção e participação nas aulas expositivas melhoraram significativamente, haja visto a importância de compreender bem os conceitos e conteúdos estudados, a fim de transformá-los em um meme.
Palavras-Chave: Ensino-Aprendizagem; Geografia; Ciberespaço; Memes
Abstract
Portuguese writer José Saramago (2017), in the documentary "Window of the Soul" by João Jardim and Walter Carvalho stated, "Today is that we are living, in fact, in Plato's Cave, because the very images that show us reality, in a way, substitute reality. We are in the so-called audiovisual world". In this context, this work is inserted, having as its objective the analysis of the applicability of memes, produced by students, as didactic-pedagogical resources in Geography classes, taught in basic education. Thus, the choice of working in the classroom a textual genre used mainly in social networks, is justified by making possible the contextualization of the subject content in situations experienced and observed in reality, outside the school environment, contributing to a more concrete and symbolic learning. Finally, the production and making of memes and the presentations in the classroom exceeded expectations, due to the involvement and mobilization of students. It was found that their attention and participation in the lecture classes improved significantly, given the importance of understanding well the concepts and content studied, in order to transform them into a meme.
Key Words: Teaching and Learning; Geography; Cyberspace; Memes
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.