A Geografia e as Novas Metodologias: O Ensino através dos Memes

  • Fabio Tadeu Macedo Santana UERJ
  • Juliere Gomes da Silva

Resumo

O escritor português José Saramago (2017), no documentário “Janela da Alma”, de João Jardim e Walter Carvalho declarou: “Hoje é que estamos a viver, de fato, na Caverna de Platão, porque as próprias imagens que nos mostram a realidade, de certa maneira, substituem a realidade. Nós estamos no mundo chamado audiovisual”. Nesse contexto, se insere o referido trabalho, tendo como objetivo a análise da aplicabilidade dos memes, produzidos pelos alunos, como recursos didático-pedagógicos nas aulas de Geografia, ministradas na educação básica. Assim, a escolha de trabalhar em sala de aula um gênero textual utilizado, principalmente, nas redes sociais, justifica-se, por tornar possível a contextualização do conteúdo disciplinar nas situações vividas e observadas na realidade, fora do ambiente escolar, contribuindo para uma aprendizagem mais concreta e simbólica. Enfim, a produção e confecção dos memes e as apresentações em sala de aula, superaram as expectativas, em função do envolvimento e mobilização dos alunos. Verificando-se, que a atenção e participação nas aulas expositivas melhoraram significativamente, haja visto a importância de compreender bem os conceitos e conteúdos estudados, a fim de transformá-los em um meme.


Palavras-Chave: Ensino-Aprendizagem; Geografia; Ciberespaço; Memes


 


Abstract


Portuguese writer José Saramago (2017), in the documentary "Window of the Soul" by João Jardim and Walter Carvalho stated, "Today is that we are living, in fact, in Plato's Cave, because the very images that show us reality, in a way, substitute reality. We are in the so-called audiovisual world". In this context, this work is inserted, having as its objective the analysis of the applicability of memes, produced by students, as didactic-pedagogical resources in Geography classes, taught in basic education. Thus, the choice of working in the classroom a textual genre used mainly in social networks, is justified by making possible the contextualization of the subject content in situations experienced and observed in reality, outside the school environment, contributing to a more concrete and symbolic learning. Finally, the production and making of memes and the presentations in the classroom exceeded expectations, due to the involvement and mobilization of students. It was found that their attention and participation in the lecture classes improved significantly, given the importance of understanding well the concepts and content studied, in order to transform them into a meme.


Key Words: Teaching and Learning; Geography; Cyberspace; Memes

Publicado
Oct 30, 2023
Como Citar
SANTANA, Fabio Tadeu Macedo; SILVA, Juliere Gomes da. A Geografia e as Novas Metodologias: O Ensino através dos Memes. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 8, n. 14, oct. 2023. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1893>. Acesso em: 01 may 2024.