Diálogos entre os programas institucionais de formação de professores e o curso de Licenciatura em Geografia do IF Fluminense
Resumo
O artigo constitui um relato das trajetórias e experiências vivenciadas no âmbito das práticas dos programas institucionais de formação de professores, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), desenvolvidos no curso de Licenciatura em Geografia do campus Campos Centro, Instituto Federal Fluminense. Inicialmente, propõe situar os programas no contexto da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, discutindo os seus princípios fundamentais, dentre eles a garantia da qualidade dos cursos de formação de professores. Em seguida, apresentam-se as práticas desenvolvidas pelos estudantes participantes dos programas em diálogo com a formação inicial ofertada no âmbito da Licenciatura em Geografia do IF Fluminense na perspectiva da construção de uma práxis docente reflexiva. Embora não se configurem como novos referenciais teórico-metodológicos de formação docente, os programas institucionais, em consonância com a demanda de formação inicial docente e com a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, apresentam importante potencial de transformação das práticas formativas e escolares, aproximando o espaço-tempo de formação e de trabalho docente em uma perspectiva dialógica e reflexiva.
Palavras-chave: PIBID; Residência Pedagógica; Formação docente; Licenciatura em Geografia
Abstract
The article is a report on the trajectories and experiences lived within institutional teacher training programs, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) and Residência Pedagógica (RP), developed in the Geography Educationa course at the Campos-Centro campus of the Instituto Federal Fluminense. Initially, it situates the programs in the context of the Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, discussing its fundamental principles, among them the guarantee of the quality of teacher training courses. Then, the practices developed by student participants in the programs are presented in dialogue with the initial formation offered in the Geography Education degree course at the IF Fluminense from the perspective of constructing a reflective teaching praxis. Although they do not constitute new theoretical-methodological reference points for teacher training, the institutional programs, in line with the demand for initial teacher training and the Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, present an important potential for transforming training and school practices, bringing together the space-time of teacher training and work in a dialogical and reflective perspective.
Key words: PIBID; Residência Pedagógica; Teacher Educaction; Geography Education
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.