Jogo Superávit: uma proposta de prática docente para ensino de geografia
Resumo
Este trabalho, desenvolvido como etapa de conclusão do curso de pós-graduação em Ensino de Geografia do Instituto Federal Fluminense – Campos dos Goytacazes-RJ - Campus Centro, se insere no contexto das novas tecnologias de ensino como uma possibilidade lúdica de trabalhar os conceitos de globalização, blocos econômicos e setores produtivos, abrangendo principalmente as relações de importação e exportação. A base bibliográfica que orientou esta pesquisa utilizou Straforini (2018) para abordar o ensino de geografia como prática espacial, Moran (2017) para adequar o jogo à realidade das metodologias ativas do processo de ensino-aprendizagem, Cachino (2004) para compreender a importância da experiência na formação de espaços de aprendizagem. Também foram utilizados artigos publicados em revistas e anais de evento da área da educação e geografia que abordassem sobre experiências de uso de jogos em diferentes realidades. Com o objetivo de desenvolver uma tecnologia de ensino que atenda às diretrizes específicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o jogo Superávit foi elaborado para o 9º ano do ensino fundamental e traz para o leitor uma possibilidade de prática docente por meio do uso de jogos.
Palavras-Chave: Ensino de Geografia, Metodologia Ativa, Jogos Educativos, Blocos Econômicos
Abstract
This work, developed as a conclusion stage of the postgraduate course in Teaching Geography at the Instituto Federal Fluminense – Campos dos Goytacazes-RJ - Campus Centro, is inserted in the context of new teaching technologies as a playful possibility of working with the concepts of globalization, economic blocs and productive sectors, covering mainly import and export relations. The bibliographic base that guided this research used Straforini (2018) to address the teaching of geography as a spatial practice, Moran (2017) to adapt the game to the reality of active methodologies of the teaching-learning process, Cachino (2004) to understand the importance experience in creating learning spaces. Articles published in magazines and annals of events in the area of education and geography that addressed experiences of using games in different realities were also used. With the aim of developing a teaching technology that meets the specific guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), the Superávit game was created for the 9th grade of elementary school and offers the reader a possibility of teaching practice through the use of games.
Key words: Geography Teaching, Active Methodology, Educational Games, Economic Blocks
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.