Pensando a Geografia através do Romance de José Saramago
Resumo
O presente ensaio parte da premissa básica de que pode haver uma contribuição recíproca entre a Literatura e a Geografia na análise de textos literários e na compreensão da relação homem-natureza e do mundo vivido. Da mesma forma, a aproximação da Geografia com a Literatura se faz importante no estímulo e na observação da leitura como ferramenta fundamental nas salas de aula. O romance Caim é escolhido como objeto de análise por sua riqueza de detalhes na análise de conceitos geográficos em torno do personagem principal ao longo da sua jornada. Nesse sentido, o presente ensaio figura como um convite à interpretação da Literatura à luz de conceitos fundamentais a serem trabalhados nas salas de aula de Geografia.
Palavras-chave: Geografia. Literatura. Leitura
Abstract
Literature and Geography can be instruments for deeper analysis, based on the elements proposed in literary texts. The approximation of Geography with Literature becomes important in stimulating and observing reading as a fundamental tool in classrooms. The novel Caim is chosen as an example for its wealth of details around geographical concepts around the main character around his journey. In this regard, the essay appears as an invitation to interpret literature in the light of fundamental geographical concepts.
Key words: Geography. Literature. Reading
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.