Entre os Sons da Cidade, há Vozes de Crianças: uma reflexão sobre bairros a partir da escola
Resumo
A concepção de bairro, para a cidade do Rio de Janeiro, demonstra sinais da construção das relações sociais e de poder embutidas no espaço geográfico. Pensar em como as escolas podem se relacionar com a comunidade é um exercício que se transforma anualmente, pois a interação entre o território e a instituição de ensino é uma via de mão dupla, em que ambos os ambientes se influenciam e precisam se desenvolver juntos. Segundo Torres (1996), a escola não é um ente separado da comunidade; é parte da comunidade, está inserida na comunidade. Entendendo que os estudantes habitam esses espaços, de modo que, ao irem para a escola, levam consigo suas experiências e questionamentos, é essencial pensar em como lidar de forma construtiva com essa bagagem de conhecimento. O projeto Bairros: lugar, memória e identidade (LUMEI/CAp-UERJ) entende que a escola desempenha um papel central na construção da identidade de um bairro, e que, portanto, é necessário que sejam desenvolvidas variadas ações pedagógicas para que as memórias do lugar sejam exploradas e valorizadas. Assim, através do extensionismo universitário, o LUMEI procura, diante da relação com os seus participantes, a aproximação de outros conhecimentos, saberes e imaginários sobre os bairros. Nesse sentido, por meio da produção de materiais didáticos, o projeto usa de tal instrumento para refletir sobre essa conexão, ampliando as possibilidades de aprendizagem dos estudantes, valorizando o espaço de vivência local e contribuindo para uma cidade mais igualitária e inclusiva.
Palavras-chave: Bairros; Educação; Antirracismo; Materiais Didáticos
Abstract
The conception of neighborhoods in the city of Rio de Janeiro reflects signs of the construction of social and power relations embedded in the geographic space. Thinking about how schools can relate to the community is an exercise that evolves annually, as the interaction between the territory and the educational institution is a two-way street, where both environments influence each other and need to develop together. According to Torres (1996), the school is not an entity separate from the community; it is part of the community, it is embedded in the community. Understanding that students inhabit these spaces, and when they go to school, they bring with them their experiences and questions, it is essential to consider how to deal constructively with this knowledge base. The project "Neighborhoods: place, memory, and identity" (LUMEI/CAp-UERJ) understands that the school plays a central role in building a neighborhood's identity, and therefore, it is necessary to develop various pedagogical actions so that the memories of the place are explored and valued. Thus, through university extension activities, LUMEI seeks, in its relationship with participants, to approach other knowledge, skills, and imaginaries about neighborhoods. In this sense, through the production of didactic materials, the project uses such a tool to think about this connection, expanding students' learning possibilities, valuing the local living space, and contributing to a more egalitarian and inclusive city.
Keywords: Neighborhoods; Education; Teaching Materials
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