Educação de Riscos Socioambientais e Ensino de Geografia

  • Thiago de Lima Alves PUC-Rio

Resumo

Este estudo, fruto de uma parceria entre a PUC-Rio e a FAPERJ, visa desenvolver um projeto socioambiental inovador na favela de Rio das Pedras, uma das maiores do Brasil e altamente vulnerável a enchentes. Inserido no contexto do edital "Cidades Inteligentes, Inclusivas e Sustentáveis", o projeto busca criar um sistema de alerta para enchentes, combinando tecnologia e educação. A pesquisa enfatiza a importância da educação de riscos para capacitar os jovens da comunidade a compreenderem os desafios hidrológicos locais e a atuarem como agentes de mudança. O projeto "Favela+Segura" tem como objetivo investigar como práticas pedagógicas inovadoras podem ajudar a mitigar os riscos de enchentes, promovendo a resiliência da comunidade frente às mudanças climáticas.


Palavras-chave: Favela, Enchentes, Educação Ambiental, Sistema de Alerta


Absract


This study, a result of a partnership between PUC-Rio and FAPERJ, aims to develop an innovative socio-environmental project in the Rio das Pedras favela, one of the largest in Brazil and highly vulnerable to floods. Inserted in the context of the "Smart, Inclusive, and Sustainable Cities" call, the project seeks to create a flood alert system, combining technology and education. The research emphasizes the importance of risk education to empower young people in the community to understand local hydrological challenges and act as agents of change. The "Favela+Segura" project aims to investigate how innovative pedagogical practices can help mitigate flood risks, promoting the community's resilience in the face of climate change.


Key words: Favela, Floods, Environmental Education e Warning System

Publicado
Mar 10, 2025
Como Citar
ALVES, Thiago de Lima. Educação de Riscos Socioambientais e Ensino de Geografia. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 1, n. 16, mar. 2025. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/2202>. Acesso em: 11 mar. 2025.