Educação Política e o Papel da Geografia Escolar
Resumo
A partir de uma palestra no III Encontro de Licenciatura em Geografia promovido pela PUC-RJ no dia 11 de abril de 2024, produziu-se o texto a seguir que explora a interseção entre Geografia e Educação Política. A análise parte da dificuldade de encontrar uma definição clara de "Educação Política", diferenciando as abordagens da Ciência Política e da Geografia. Enquanto a primeira enfatiza o papel das instituições e da cidadania, a segunda se concentra nas dinâmicas sociais e desigualdades. Destaca-se a importância de ensinar educação política nas escolas, mas critica a ausência desse tema nos currículos, especialmente no ensino de Geografia. Sugere-se uma definição mínima de Educação Política como um conjunto de práticas pedagógicas conduzidas especialmente pelo(a) professor(a) com o objetivo de fomentar/valorizar/destacar as relações entre os diferentes a partir de uma perspectiva socioestatal. Para ilustrar, são descritas experiências pedagógicas, como a simulação de partidos políticos e debates eleitorais em sala de aula.
Palavras-chave: educação política; geografia política; cidadania; ensino de geografia
Abstract
Based on a lecture at the III Meeting of Geography Teaching Degree promoted by PUC-RJ on April 11, 2024, the following text was produced, which explores the intersection between Geography and Political Education. The analysis starts from the difficulty of finding a clear definition of "Political Education", differentiating the approaches of Political Science and Geography. While the former emphasizes the role of institutions and citizenship, the latter focuses on social dynamics and inequalities. The importance of teaching political education in schools is highlighted, but criticizes the absence of this theme in the curricula, especially in the teaching of Geography. A minimum definition of Political Education is suggested as a set of pedagogical practices conducted especially by the teacher with the objective of fostering/valuing/highlighting the relationships between the different from a socio-state perspective. To illustrate, pedagogical experiences are described, such as the simulation of political parties and electoral debates in the classroom.
Keywords: political education; political geography; citizenship; geography teaching
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.