Formação Docente em Geografia: notas sobre a dimensão pedagógico-curricular
Resumo
Este artigo sintetiza as principais ideias apresentadas na Mesa "Perspectivas da Formação de Professores para o Enfrentamento dos Desafios do novo século", durante o III Encontro da Licenciatura em Geografia, realizado na PUC, Rio de Janeiro, em abril de 2024. A apresentação parte da concepção de formação docente como prática profissional específica e enfoca a dimensão pedagógico-curricular, diante dos desafios disciplinares e didáticos a serem enfrentados nos próximos tempos. Primeiro, são abordados os contextos e critérios de ensino das geografias contemporâneas. Em seguida, apresentamos as principais características pedagógicas ligadas aos valores e posições teórico-disciplinares que são colocadas em jogo no ensino da espacialidade social. Dentre eles, destacam-se os saberes geográficos que fortalecem as práticas docentes, os ambientes complexos, interdisciplinares e digitais que desafiam o cotidiano escolar e também as relações específicas que se estabelecem entre os saberes disciplinares e sua didática. Com o intuito de fornecer diretrizes pedagógicas para orientar as decisões docentes no ensino de geografia, foram levadas em consideração a validação de fontes de informação, o incentivo à formulação de questões e problemas, bem como o desenvolvimento de propostas educacionais que contemplem práticas democráticas, plurais e interculturais. Atribuímos particular ênfase ao processo de seleção de conteúdos e metodologias em propostas de ensino que contemplem a noção de tempo tripartido, com especial atenção ao presente e às projeções para o futuro.
Palavras-chave: formação de professores, ensino de geografia, dimensão curricular, contemporaneidade
Abstract
This article summarizes the main ideas presented at the Round Table "Perspectives of teacher training for teachers to face the challenges of the new century", within the framework of the III Encontro da Licenciatura em Geografia, PUC, Rio de Janeiro, held in April 2024. The presentation is based on the conception of teacher training as a specific professional practice and focuses on the pedagogical-curricular dimension, in the face of the disciplinary and didactic challenges to be faced in the coming times. First, the contexts and teaching criteria of contemporary geographies are addressed. Then we present the main pedagogical features linked to the values and theoretical-disciplinary positions that are put into play in the teaching of social spatiality. Among them, we highlight the geographical knowledge that strengthens teaching practices, the complex, interdisciplinary and digital environments that challenge the school daily life and also the specific relationships that are established between disciplinary knowledge and its didactics. In order to provide pedagogical guidelines to guide teaching decisions when teaching geography, the validation of information sources, the incentive to formulate questions and problems, as well as the development of educational proposals that contemplate democratic, plural and intercultural practices have been taken into account. We have attributed particular emphasis to the process of selecting content and methodologies in teaching proposals that contemplate the notion of tripartite time, with special attention to the present and projections into the future.
Keywords: teacher training, geography teaching, curricular dimension, contemporaneity
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