Educação Política e Educação Geográfica: uma aproximação eticamente mediada
Resumo
Neste artigo, propõe-se uma aproximação entre educação política e educação geográfica com base nos valores, sobretudo aqueles vinculados à ética, sugerindo a complementaridade dessa aproximação com temas e conceitos originariamente tratados na ciência política. Daí a referência a uma aproximação eticamente situada. Para tanto, faz-se uma distinção preliminar entre a política e o político a fim de justificar uma geografia do poder que permeia toda a argumentação dos procedimentos que os sujeitos didáticos – discentes e docentes – desempenham em sala de aula. Para consubstanciar a proposta, sugerem-se dois temas geográficos: a antigeopolítica e a justiça territorial, como exemplos de conteúdos a serem abordados criticamente na educação escolar. A trajetória da geografia política clássica à geopolítica crítica compõe os esclarecimentos sobre o tema da antigeopolítica; bem como as anotações sobre o “giro ético” experimentado pela geografia, brevemente arroladas, compõem os esclarecimentos sobre o tema da justiça territorial. Por fim, trabalhos de geógrafos que lidam com esses conteúdos específicos são apresentados visando à explicitação do pragmatismo da proposta.
Palavras-chave: Educação política; Educação geográfica; Geografia política crítica; Antigeopolítica; Justiça Territorial
Abstract
This article proposes a rapprochement between political education and geographic education based on values, especially those linked to ethics, suggesting the complementarity of this rapprochement with themes and concepts originally addressed in political science. Hence justifying the reference to an ethically situated approach. To this end, a preliminary distinction is made between politics and politics in order to justify a geography of power that permeates all the arguments of the procedures that didactic subjects – students and teachers – perform in the classroom. To substantiate the proposal, two geographic themes are suggested: anti-geopolitics and territorial justice, as examples of content to be critically addressed in school education. The trajectory from classical political geography to critical geopolitics comprises the clarifications on the topic of anti-geopolitics; as well as the notes on the “ethical turn” experienced by geography, briefly listed, comprise the clarifications on the topic of territorial justice. Finally, works by geographers who deal with these specific contents are presented with a view to explaining the pragmatism of the proposal.
Keywords: Political education; Geographic education; Critical political geography; Antigeopolitics; Territorial Justice
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.