Desafios da Formação Docente no Brasil: precarização, condições de trabalho e a valorização do raciocínio geográfico
Resumo
Este artigo analisa os desafios da formação de professores no Brasil, abordando a precarização da profissão e o desinteresse pela carreira docente, além da importância do raciocínio geográfico como ferramenta essencial para a compreensão crítica do mundo. A crescente diluição da Geografia no currículo escolar é vista como uma ameaça à identidade disciplinar, que deve ser reafirmada para garantir a formação crítica dos estudantes e a valorização da Geografia como um campo intelectual fundamental. Outro ponto crítico abordado é a formação docente acelerada e à distância, que, embora se apresente como uma solução rápida para a falta de professores, reduz a profundidade da formação e compromete a qualidade do ensino geográfico.
Palavras-chave: Formação docente, Raciocínio geográfico, Currículo escolar
Abstract
This article analyzes the challenges of teacher training in Brazil, addressing the precariousness of the profession and the lack of interest in the teaching career, in addition to the importance of geographic reasoning as an essential tool for the critical understanding of the world. The growing dilution of Geography in the school curriculum is seen as a threat to disciplinary identity, which must be reaffirmed to ensure the critical formation of students and the valorization of Geography as a fundamental intellectual field. Another critical point addressed is accelerated and distance teacher training, which, although it presents itself as a quick solution to the lack of teachers, reduces the depth of training and compromises the quality of geographic teaching.
Keywords: Teacher training, Geographical reasoning, School curriculum
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.