A Autonomia Docente, o Corpo Vibrátil essencial para a Educação Política

  • Andressa Elisa Lacerda UERJ

Resumo

O texto propõe a reflexão sobre a autonomia docente através do questionamento dos pensadores Florestan Fernandes: “Quem educa o educador? ” e de Maurício Tragtenberg “O conhecimento a quem e para que serve?”. Relacionando a importância da trajetória pessoal no processo de formação de professores apontando a relevância da autonomia docente para a educação política. Por meio de fontes de educadores libertários e pedagogos anarquistas, a ideia central é resgatar o corpo vibrátil dos docentes que por vias de suas diferentes experiências e trajetórias reanimam o espaço escolar permitindo um fluxo constante no educar. Algumas experiências são abordadas como o Fórum Social Mundial, greves estudantis e dos trabalhadores como as manifestações dos “Ocupas”, que contribuíram para a compreensão de como a educação política se constrói a partir de experiências práticas, conexão com a arte, movimentos sociais e reflexões teóricas, realizadas durante a organização da tese, que confluem para a consolidação do ensino de geografia e da educação em busca da transformação social.


Palavras chave: Autonomia docente, educação política, formação de professores.


Abstract


The text proposes a reflection on teacher autonomy through the questioning of the thinkers Florestan Fernandes: “Who educates the educator?” and Maurício Tragtenberg “Whose knowledge and what is it for?”. Relating the importance of personal trajectory in the teacher training process, pointing out the relevance of teacher autonomy for political education. Through the sources of libertarian educators and anarchist pedagogues, the central idea is to rescue the vibrant body of teachers who, through their different experiences and trajectories, reanimate the school space, allowing a constant flow in education. Some experiences are discussed, such as the World Social Forum, student strikes and workers' strikes like the “Occupy” demonstrations, which contributed to understanding how political education is built on practical experiences, connections with art, social movements and theoretical reflections, carried out during the organization of the thesis, which converge to consolidate geography teaching and education in search of social transformation.


key words: Teacher autonomy, political education, teacher training

Publicado
Mar 10, 2025
Como Citar
LACERDA, Andressa Elisa. A Autonomia Docente, o Corpo Vibrátil essencial para a Educação Política. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 1, n. 16, mar. 2025. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/2256>. Acesso em: 11 mar. 2025.