QUESTÕES PARA ILUMINAR OS CAMINHOS DA LICENCIATURA E DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA
Resumo
O objetivo deste artigo é debater sobre algumas questões que consideramos fundamentais para iluminar os caminhos e as direções da licenciatura e do processo de ensino-aprendizagem de Geografia no Brasil, de forma que possamos refletir criticamente sobre a prática docente da Geografia no ensino básico. Embora muitas questões possam ser formuladas diante da complexidade dos problemas que enfrentamos na licenciatura e na geografia escolar, optamos nesse momento por estabelecer um diálogo a partir de três questionamentos que consideramos básicos: por que nós não estamos bem? por que aprender geografia? como o professor de geografia pode criar um ambiente favorável para a aprendizagem? A intenção na proposição das questões é incentivar que os professores de Geografia do ensino básico olhem para as suas práticas e verifiquem as possibilidades de mudança a partir de suas realidades, pois acreditamos estarmos diante um problema complexo que, como tal, exige soluções diferenciadas capazes de serem organizadas apenas pelos próprios professores.
Palavras chave: Licenciatura em geografia; processo de ensino-aprendizagem de geografia; educação básica
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