QUESTÕES PARA ILUMINAR OS CAMINHOS DA LICENCIATURA E DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA

  • João Luiz Figueiredo ESPM

Resumo

O objetivo deste artigo é debater sobre algumas questões que consideramos fundamentais para iluminar os caminhos e as direções da licenciatura e do processo de ensino-aprendizagem de Geografia no Brasil, de forma que possamos refletir criticamente sobre a prática docente da Geografia no ensino básico. Embora muitas questões possam ser formuladas diante da complexidade dos problemas que enfrentamos na licenciatura e na geografia escolar, optamos nesse momento por estabelecer um diálogo a partir de três questionamentos que consideramos básicos: por que nós não estamos bem? por que aprender geografia? como o professor de geografia pode criar um ambiente favorável para a aprendizagem? A intenção na proposição das questões é incentivar que os professores de Geografia do ensino básico olhem para as suas práticas e verifiquem as possibilidades de mudança a partir de suas realidades, pois acreditamos estarmos diante um problema complexo que, como tal, exige soluções diferenciadas capazes de serem organizadas apenas pelos próprios professores.


Palavras chave: Licenciatura em geografia; processo de ensino-aprendizagem de geografia; educação básica

Publicado
Dec 6, 2018
Como Citar
FIGUEIREDO, João Luiz. QUESTÕES PARA ILUMINAR OS CAMINHOS DA LICENCIATURA E DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 1, n. 1, dec. 2018. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/807>. Acesso em: 23 nov. 2024.