NOVOS “CAMINHOS” PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Resumo
Resumo
O presente artigo tem o intuito de analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) na configuração do Ensino de Geografia. Argumenta-se sobre o papel dessa política pública no sentido de novos direcionamentos para esse campo de estudos sob a condição das reformulações necessárias para a formação inicial docente desenvolvida pelos cursos de licenciaturas. Logo, assume-se que as clivagens entre teoria e prática e ensino e pesquisa precisam ser evidenciadas e superadas assim como o destaque da experiência na constituição do conhecimento escolar.
Palavras-chave: Conhecimento Escolar; Formação Inicial Docente; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Abstract
The current article has the goal to analyze the contributions of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / CAPES) in the configuration of the field known as Teaching Geography. It is argued about the role of this public policy in a way of new directions for the field of studies under the condition of the initial teacher education developed by the undergraduate courses’ reformulations. Therefore, it is assumed that the cleavages between theory, practice, teaching and research need to be highlighted and overcome as well as the feature for the experience in the constitution of school knowledgement.
Key words: School Knowledge; Initial Teacher Education; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.