A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE GEOGRAFIA
ELEMENTOS PARA ANÁLISE
Resumo
Resumo
O artigo se dedica à análise da construção da Base Nacional Comum Curricular de geografia a partir dos pareceres dos leitores críticos contratados pelo Ministério da Educação para essa função. Como forma de organização e visando suscitar o debate, o texto dispõe as principais questões levantadas pelos leitores críticos, agrupando-as em categorias ou em pontos centrais, com objetivos essencialmente didáticos. O texto procura ser uma contribuição ao entendimento do processo de construção da BNCC ao mesmo tempo em que propõe a discussão de questões emergentes ou problemas relativos ao estatuto da Geografia como ciência e como disciplina escolar, o seu papel e importância social e acadêmica e os limites e possibilidades expressos no documento.
Palavras-chaves: Base Nacional Comum Curricular, ensino de geografia, leitores críticos
Abstract
Is this article, we analysis the construction of the National Basic Curriculum, with particular attention for the Geography in schools. The analysis is based on the opinions of critical readers hired for this function by Education’s Ministry. As a way to organize and aim the debate, the text provides the main issues raised by critical readers, grouping them into categories or central points, essentially for didactic objectives. The text seeks to contribute to the understanding of the BNCC's construction process. Also proposes a discussion about emerging some issues or problems related to: the status of Geography as a science and as a school discipline, its role and social and academic importance; and the limits and possibilities expressed in the document.
Key Words: National Basic Curriculum, Geography Teaching, Critical Readers
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.