CONTRIBUIÇÕES DA GEOGRAFIA FÍSICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Resumo
As recentes alterações na legislação que baliza o trabalho docente e os conteúdos curriculares da educação no Brasil afetam a organização das licenciaturas e a definição de prioridades temáticas a serem tratadas no ensino básico. No que concerne à Educação Geográfica, é importante explicitar a contribuição conceitual e de práticas docentes relacionadas à Geografia Física e às Geociências, áreas do conhecimento que se dedicam à análise e compreensão da dinâmica dos elementos da natureza e suas interações com as sociedades. Este artigo apresenta alguns desses argumentos, além de apontar trechos importantes nas leis e bases curriculares que balizam o trabalho dos professores de Geografia na educação básica.
Palavras-chave: ensino de Geografia Física; educação geográfica significativa; Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Abstract
The changes in the legislation in recent years, that aims teaching work and curricular contents in Brazil education, affect the degrees’ organization and the definition of thematic priorities to be addressed in basic education. With regard to Geographical Education, it is important to make explicit the conceptual contribution and teaching practices related to Physical Geography and Geosciences, areas of knowledge that are dedicated to the analysis and the understanding of nature dynamics and their interactions with societies. This article presents some of these arguments, in addition to point out important aspects of the laws and the curriculum bases that guide the work of Geography teachers in basic education.
Key words: Physical Geography education, significant geographical education, National Common Curricular Base
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.