A ABORDAGEM DA HIDROELETRICIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
REFLEXÕES E OPORTUNIDADES
Resumo
Resumo
Analisam-se as abordagens mais presentes sobre a Hidroeletricidade em livros didáticos atuais de Geografia, referendados pelo Ministério da Educação para o Ensino Médio. Para esse fim, foram selecionadas as seguintes obras: Magnoli (2012); Araújo, Guimarães eTerra(2015); Moreira e Sene (2012); Lozano, Olic e Silva (2012). Neles são identificados discursos sobre os usos e apropriações das águas de bacias hidrográficas, em particular na Amazônia. Também foi apontado como essas obras avaliam os diversos impactos socioespaciais produzidos pelas principais fontes geradoras de eletricidade e quais são as mais promissoras possibilidades de substituição da hidroeletricidade sinalizadas pelas coleções avaliadas. Essa investigação amparou-se nos seguintes instrumentos: pesquisas telematizada (YIN, 2005) e documental, ambas concatenadas à revisão de literatura. Esses procedimentos forneceram subsídios voltados à indicação de oportunidades de aperfeiçoamento dos impressos didáticos examinados, no encerramento das discussões.
Palavras-chave: Livros Didáticos de Geografia. Hidroeletricidade. Sustentabilidade. Fontes energéticas.
Abstract
It analyzes the most present approaches on Hydroelectricity in current Geography textbooks, endorsed by the Ministry of Education for Secondary Education. For this purpose, the following works were selected: Magnoli (2012); Araújo, Guimarães eTerra(2015); Moreira eSene (2012); Lozano, Olic e Silva (2012). In them, discourses on the uses and appropriations of waters of river basins are identified, particularly in the Amazon. It was also pointed out how these works evaluate the diverse socio-spatial impacts produced by the main sources of electricity and what are the most promising possibilities of replacing the hydroelectricity signaled by the evaluated collections. This research was based on the following instruments: telematic (YIN, 2005) and documentary research, both linked to the literature review. These procedures provided support for the indication of opportunities for improvement of the didactic forms examined at the close of the discussions.
Key words: Didactic Books of Geography. Hydroelectricity. Sustainability. Sources.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.