EDUCAR PARA O FUTURO
A SALA DE AULA COMO A JANELA DO MUNDO EXPERIÊNCIAS DE IMPACTO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Resumo
Nos últimos anos, a formação docente vem se destacando nos debates educacionais, articulado a ideia de que o professor exerce papel central na qualidade do ensino em nosso país. Em face as constantes mudanças ocorridas na sociedade, o professor da educação básica tem como desafio renovar as estratégias didático-metodológicas de modo a proporcionar aos jovens em idade escolar, experiências de aprendizagens mais significativas. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar como os percursos formativos, realizados através do intercâmbio entre a universidade e a escola pública, vem buscando superar o desencontro entre formação, inovação e educação geográfica. Para tal, tomaremos como referência os relatos de experiências dos alunos do curso de Licenciatura em Geografia da PUC-Rio envolvidos na disciplina Estágio Supervisionado III, desenvolvida através da parceria entre a PUC-Rio e as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Georg Pfisterer durante o 2º semestre de 2017.
Palavras-chave: Formação de professores, educação geográfica, aprendizagem significativa.
ABSTRACT
In recent years, teacher education has been emphasizing educational debates, articulating the idea that the teacher plays a central role in the quality of teaching in our country. In the face of constant changes in society, the teacher of basic education has the challenge of renewing didactic-methodological strategies in order to provide more meaningful learning experiences for school-age youth. In this sense, the present article has as objective to analyze how the formative routes, realized through the interchange between the university and the public school, has been trying to overcome the mismatch between formation, innovation and geographical education. To do so, we will take as reference the reports of the experiences of the students of the degree course in Geography of PUC-Rio involved in the discipline Supervised Stage III, developed through the partnership between PUC-Rio and the 6th grade classes of Elementary School of Municipal School Georg Pfisterer during the second half of 2017.
Key words: Teacher training, geographic education, meaningful learning.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.