A CENTRALIDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CAP-UERJ
Resumo
O presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre a centralidade do Estágio Supervisionado em Geografia no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, resgatamos a importância desse momento no processo de formação de professores, de um modo geral, da mesma forma que sistematizamos um breve histórico da formação dos Colégios de Aplicação no Brasil e, particularmente, do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Nosso objetivo geral se faz pertinente na medida em que é necessária uma avaliação dos limites e das potencialidades da formação de professores de Geografia no interior do Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Formação de Professores. Colégios de Aplicação. Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Abstract
The present article has as general objective to reflect on the centrality of the Supervised Internship in Geography at the Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - Laboratory Schools of State University of Rio de Janeiro. In order to carry out, we rescued the importance of this moment in the teacher training process, in a general way, in the same time that we systematize a brief history of the formation of the Laboratory Schools in Brazil and, in particular, the Laboratory Schools of State University of Rio de Janeiro. Our general objective is relevant in so far as it is necessary to measure the limits and the potential of training of Geography teachers inside the State University of Rio de Janeiro.
Key Words: Supervised Internship. Teacher training process. Laboratory Schools. Laboratory Schools of State University of Rio de Janeiro.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.