EXPERIÊNCIAS/ACONTECIMENTOS DE UM FAZER NA ESCOLA COM O PIBIB
A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE VIVÊNCIAS NA/DA/COM PLURALIDADE, EXPERIMENTAÇÃO, LIBERDADE, (DES)TERRITORIALIZAÇÃO
Resumo
O presente artigo tem por objetivo narrar/analisar uma vivência de projeto, na disciplina de Geografia, na escola Municipal Georg Pfisterer. Desenvolvido como atividade do PIBID Geografia PUC-Rio, o projeto foi implementado em turmas do 8º ano do Ensino Fundamental. O trabalho realizado desencadeou uma outra forma de avaliação no processo da realização da atividade, apontando para a questão do desejo de pertencimento: a um projeto; uma turma; uma escola com cores; e o coabitar nas diferenças do corpo, da linguagem e de território.
Palavras-chave: PIBID, corpo, avaliação e desejo
Abstract
This paper has as its principal aim the narration/ analyzis of a living project in classes of Geography in an elementary public school, E.M. Georg Pfisterer. Developed as an activity of PIBID of Geography of PUC-Rio, the project was implemented in classes of the 8th grade of Elementary School. The work carried out another form of evaluation, pointing to the question of the desire to belong to: a project; one class; a school with colors; and to cohabit in the differences of body, language and territory.
Key words: body, evaluation and desire
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.