A COMPLEXIDADE DA TRANSDISCIPLINARIDADE E A EMERGÊNCIA DO POWERFUL KNOWLEDGE
Resumo
A crise da fragmentação na ciência e de seus pilares clássicos – ordem, separabilidade e lógica – levou à construção do paradigma da complexidade. A Epistemologia da Complexidade apresenta como pilares alternativos a compreensão do mundo real enquanto tecido único, a racionalidade aberta e a incorporação de imprevisibilidades. A partir desse paradigma, vê-se necessário reestruturar as disciplinas escolares para uma forma transdisciplinar, da qual seria capaz de emergir um powerful knowledge. Esta forma de conhecimento traz como potencial a emancipação efetiva dos estudantes.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.