A COMPLEXIDADE DA TRANSDISCIPLINARIDADE E A EMERGÊNCIA DO POWERFUL KNOWLEDGE

  • Ana Carolina de Castro Andreatta PUC-Rio

Resumo

A crise da fragmentação na ciência e de seus pilares clássicos – ordem, separabilidade e lógica – levou à construção do paradigma da complexidade. A Epistemologia da Complexidade apresenta como pilares alternativos a compreensão do mundo real enquanto tecido único, a racionalidade aberta e a incorporação de imprevisibilidades. A partir desse paradigma, vê-se necessário reestruturar as disciplinas escolares para uma forma transdisciplinar, da qual seria capaz de emergir um powerful knowledge. Esta forma de conhecimento traz como potencial a emancipação efetiva dos estudantes.

Publicado
Jul 24, 2019
Como Citar
ANDREATTA, Ana Carolina de Castro. A COMPLEXIDADE DA TRANSDISCIPLINARIDADE E A EMERGÊNCIA DO POWERFUL KNOWLEDGE. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 3, n. 5, july 2019. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/920>. Acesso em: 28 apr. 2024.