As Influências das Novas Tecnologias no Ensino da Geografia

  • Fernanda Machado Andrade CEDERJ UERJ

Resumo

Este artigo apresenta uma análise acerca do surgimento das novas tecnologias, sua evolução e importância no nosso cotidiano. Partindo desse princípio e motivada em tal afirmativa, esse estudo teve como principal objetivo mostrar a atuação das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia.


Nesta pesquisa, constatou-se que: unindo a curiosidade, a facilidade dos alunos no manuseio das novas tecnologias e a inserção das mesmas em sala de aula, a compreensão dos conteúdos tornou-se mais simplificada, pois a união dos conhecimentos geográficos e as tecnologias proporcionam a aproximação, inclusão, integração e interatividade do aluno com a Geografia, colegas de classe, professores e proposta pedagógica.


O trabalho tem como foco a área educacional, de abordagem qualitativa com eixo epistemológico histórico crítico-dialético, contribuindo assim, para a compreensão da importância das novas tecnologias, a nossa dependência e subsídios das mesmas nas atividades cotidianas.


Palavras-chaves: Novas Tecnologias, Geografia, Internet, Inclusão.


 


Abstract


This article presents an analysis of the emergence of new technologies as well as their evolution and importance in our daily lives. Based on these principles, this study aims to show the performance of technologies in the teaching-learning process in Geography classes.


This analysis found that: by joining curiosity, students ease in the handling new technologies and their use in the classroom, understanding of contents has become simplified.  The combining of Geographic knowledge and technologies provides an ease of approach, inclusion, integration and interactivity between student and geography, classmates, teachers and pedagogical proposal.


This work focuses on the educational area, with a qualitative approach to the critical-dialectical historical epistemological axis, thus contributing to the understanding of the importance of new technologies, our reliance on them and its contributions to our daily activities.


Keywords: New Technologies, Geography, Internet, Inclusion.

Publicado
Apr 9, 2020
Como Citar
ANDRADE, Fernanda Machado. As Influências das Novas Tecnologias no Ensino da Geografia. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 4, n. 7, apr. 2020. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/986>. Acesso em: 03 dec. 2024.