As Influências das Novas Tecnologias no Ensino da Geografia
Resumo
Este artigo apresenta uma análise acerca do surgimento das novas tecnologias, sua evolução e importância no nosso cotidiano. Partindo desse princípio e motivada em tal afirmativa, esse estudo teve como principal objetivo mostrar a atuação das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia.
Nesta pesquisa, constatou-se que: unindo a curiosidade, a facilidade dos alunos no manuseio das novas tecnologias e a inserção das mesmas em sala de aula, a compreensão dos conteúdos tornou-se mais simplificada, pois a união dos conhecimentos geográficos e as tecnologias proporcionam a aproximação, inclusão, integração e interatividade do aluno com a Geografia, colegas de classe, professores e proposta pedagógica.
O trabalho tem como foco a área educacional, de abordagem qualitativa com eixo epistemológico histórico crítico-dialético, contribuindo assim, para a compreensão da importância das novas tecnologias, a nossa dependência e subsídios das mesmas nas atividades cotidianas.
Palavras-chaves: Novas Tecnologias, Geografia, Internet, Inclusão.
Abstract
This article presents an analysis of the emergence of new technologies as well as their evolution and importance in our daily lives. Based on these principles, this study aims to show the performance of technologies in the teaching-learning process in Geography classes.
This analysis found that: by joining curiosity, students ease in the handling new technologies and their use in the classroom, understanding of contents has become simplified. The combining of Geographic knowledge and technologies provides an ease of approach, inclusion, integration and interactivity between student and geography, classmates, teachers and pedagogical proposal.
This work focuses on the educational area, with a qualitative approach to the critical-dialectical historical epistemological axis, thus contributing to the understanding of the importance of new technologies, our reliance on them and its contributions to our daily activities.
Keywords: New Technologies, Geography, Internet, Inclusion.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.