INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, EMPATIA E INCLUSÃO: UM PROBLEMA DE DESIGN

  • Cid Boechat Fundação CECIERJ - Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Resumo




Pessoas já têm questões cruciais de suas vidas decididas por algoritmos matemáticos (avaliação de aprendizagem, concessão de pensões ou monitoramento de produtividade no trabalho, por exemplo). Este artigo questiona: como é a interação e a experiência dessas pessoas com essas ferramentas? Como ficam as questões de empatia e inclusão quando se tem decisões tomadas por máquinas?




Publicado
Dec 31, 2019
Como Citar
BOECHAT, Cid. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, EMPATIA E INCLUSÃO: UM PROBLEMA DE DESIGN. Ergodesign &amp; HCI, [S.l.], v. 7, n. Especial, p. 51-63, dec. 2019. ISSN 2317-8876. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1306>. Acesso em: 06 oct. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v7iEspecial.1306.