DESIGN DE APLICAÇÕES DIGITAIS ORIENTADAS PELO USO DE HUMAN-CENTERED MACHINE LEARNING (HCML): CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM PLATAFORMAS DE STREAMING DE JOGOS A PARTIR DO PROCESSO DE REDESIGN DA TWITCH
Resumo
O uso de Aprendizado de Máquina (Machine Learning - ML) tem sido cada vez mais presente em diversas aplicações, especialmente em recomendação de conteúdo em plataformas de streaming. No entanto, por vezes a automatização proporcionada pelo aprendizado de máquina pode vir a impactar negativamente a experiência do usuário, fazendo com que este não tenha mais um controle sobre qual conteúdo deseja ter acesso, gerado a partir de um ciclo vicioso de recomendações baseadas em preferências de uso. O Human-Centered Machine Learning (HCML) visa prover alternativas para que o aprendizado de máquina (ML) possa permitir um controle explícito ao usuário, em contraposição a um aprendizado implícito. Este artigo tem como objetivo demonstrar o potencial da aplicabilidade do HCML e otimização da navegação no redesign da Twitch, uma plataforma de streaming de jogos eletrônicos. Deste modo, realizou-se uma análise da interface da plataforma tendo como base o design de navegação, identificando possíveis alternativas adaptadas a partir da premissa estabelecida pelo HCML.