MAPEAMENTO SOBRE A EXPERIÊNCIA PRÉVIA COM DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO (DCU) DE DESENVOLVEDORES DE SISTEMAS E-GOV

Resumo

A nova economia favoreceu a expansão das tecnologias da informação e comunicação, em cuja progressão surgiram os sistemas e-Gov. O e-Gov pretende fornecer os serviços do governo com melhores resultados e qualidades aos cidadãos, mas por que alguns desses sistemas ainda falham? O estudo propõe mapear as experiências prévias dos desenvolvedores perante o design centrado no usuário (DCU) durante o processo de desenvolvimento de sistemas (PDS). Para tanto, utilizou-se do método da Pesquisa-Ação. O procedimento de coleta de dados está relacionado com a primeira ação, que foi um questionário online e obteve 122 respondentes. Os principais achados condizem com a falta de conhecimento ou de treinamento dos desenvolvedores sobre a abordagem do DCU. Além disso, aspectos como a falta de uma comunicação clara e precisa, implementação do sistema, tempo hábil e acúmulo de papéis podem ser fatores para não utilizar a abordagem do DCU durante o PDS da organização investigada.

Publicado
Dec 31, 2021
Como Citar
SCHLEMMER, André; PADOVANI, Stephania. MAPEAMENTO SOBRE A EXPERIÊNCIA PRÉVIA COM DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO (DCU) DE DESENVOLVEDORES DE SISTEMAS E-GOV. Ergodesign &amp; HCI, [S.l.], v. 9, n. 2, p. 67-86, dec. 2021. ISSN 2317-8876. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1585>. Acesso em: 21 nov. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v9i2.1585.