AVALIAÇÃO DE INTERFACES DIGITAIS EM PORTAIS EDUCACIONAIS UTILIZANDO AS LEIS DA GESTALT

Resumo

O objetivo do presente estudo consiste em analisar a percepção do usuário sobre a camada Visual de portais educacionais a partir das leis da Gestalt. Discute-se a aplicabilidade dessas leis na interface e verifica-se quais delas apresentam maior relevância na visão do usuário. Para esse fim, foram avaliadas as interfaces de dois portais educacionais por uma amostra de seis usuários representativos, à luz do método proposto por Filho (2013). Este método sugere a execução de quatro etapas consecutivas para o desenvolvimento de processos avaliativos utilizando os princípios da Gestalt. Na etapa prática, aplicou-se um questionário com participantes e subsequentemente, realizou-se uma análise qualitativa dos dados obtidos. Como resultado verificou-se que as leis de Unidade, Proximidade, Semelhança e Contraste exercem maior impacto nas interfaces avaliadas sob a ótica do usuário. Sendo corretamente utilizadas, estas leis possibilitam melhorias importantes da camada visual dos portais. Conclui-se que a avaliação de interfaces digitais por meio do uso da Gestalt é bastante frutífera. Pode ser utilizada como uma ferramenta que fornece dados relevantes sobre a percepção crítica dos usuários, ajudando a criar portais mais adequados às necessidades destes.

Publicado
Jun 30, 2022
Como Citar
BERTAGNOLLI, Bruno Cavalheiro; NUNES TOLENTINO COSTA, Karolina; BOTELHO MAGER, Gabriela. AVALIAÇÃO DE INTERFACES DIGITAIS EM PORTAIS EDUCACIONAIS UTILIZANDO AS LEIS DA GESTALT. Ergodesign &amp; HCI, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 39-59, june 2022. ISSN 2317-8876. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1652>. Acesso em: 21 nov. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v10i1.1652.