AVALIAÇÃO DE INTERFACES DIGITAIS EM PORTAIS EDUCACIONAIS UTILIZANDO AS LEIS DA GESTALT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22570/ergodesignhci.v10i1.1652

Abstract

O objetivo do presente estudo consiste em analisar a percepção do usuário sobre a camada Visual de portais educacionais a partir das leis da Gestalt. Discute-se a aplicabilidade dessas leis na interface e verifica-se quais delas apresentam maior relevância na visão do usuário. Para esse fim, foram avaliadas as interfaces de dois portais educacionais por uma amostra de seis usuários representativos, à luz do método proposto por Filho (2013). Este método sugere a execução de quatro etapas consecutivas para o desenvolvimento de processos avaliativos utilizando os princípios da Gestalt. Na etapa prática, aplicou-se um questionário com participantes e subsequentemente, realizou-se uma análise qualitativa dos dados obtidos. Como resultado verificou-se que as leis de Unidade, Proximidade, Semelhança e Contraste exercem maior impacto nas interfaces avaliadas sob a ótica do usuário. Sendo corretamente utilizadas, estas leis possibilitam melhorias importantes da camada visual dos portais. Conclui-se que a avaliação de interfaces digitais por meio do uso da Gestalt é bastante frutífera. Pode ser utilizada como uma ferramenta que fornece dados relevantes sobre a percepção crítica dos usuários, ajudando a criar portais mais adequados às necessidades destes.

Author Biography

Bruno Cavalheiro Bertagnolli, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Graduado em Desenho Industrial - Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria (2006); Especializado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2009); Mestre em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2019); Doutorando em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2020). Atualmente lotado no setor de Marketing e Jornalismo do Instituto Federal de Santa Catarina. Possui experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, Comunicação e Marketing. 

Published

2022-06-30