APP CUIDAR: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA AUXÍLIO E MONITORAMENTO DE ESTIMULAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA EM AMBIENTE DOMICILIAR

Resumo

O Centro Especializado em Reabilitação (CER-IV) é um serviço gratuito que garante a reabilitação de crianças com microcefalia na cidade de Campina Grande-PB, realizando tratamentos de cunho motor, sensorial e cognitivo. Com a pandemia de COVID-19, esses tratamentos precisaram ser continuados em ambiente domiciliar, por meio do uso de tecnologias assistivas. Sendo assim, foi necessário desenvolver um aplicativo capaz de auxiliar as cuidadoras dessas crianças na reprodução das atividades prescritas pelo serviço presencial, com vistas a preservar a evolução dos pacientes. A metodologia se dividiu em 3 etapas: levantamento e análise de dados; anteprojeto e validação; e projeto executivo e avaliação, necessárias para a listagem das características positivas e negativas encontradas em aplicativos existentes no mercado, definição das atividades inseridas no aplicativo a partir de pesquisas no CER-IV, além de estudos sobre as interfaces do serviço e os elementos gráficos a serem utilizados. Por fim, realizaram-se os ajustes das telas e a implementação do aplicativo na plataforma Google Play Store. Enquanto resultado, chegou-se à versão piloto do aplicativo CUIDAR, disponível para download de forma gratuita, no qual tem como função principal a reprodução das atividades de vida diária de uma criança.

Publicado
Dec 30, 2022
Como Citar
RENNY, Brenda Ferreira et al. APP CUIDAR: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA AUXÍLIO E MONITORAMENTO DE ESTIMULAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA EM AMBIENTE DOMICILIAR. Ergodesign &amp; HCI, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 16-29, dec. 2022. ISSN 2317-8876. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1759>. Acesso em: 27 may 2024.