A PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA CRIAÇÃO DE RECURSOS PARA MUSEUS PRODUZIDOS POR MEIO DE TECNOLOGIAS 3D

Resumo

As tecnologias 3D vêm sendo aplicadas em recursos que ampliam o acesso das pessoas com deficiência visual aos objetos de museu. O objetivo deste artigo é discutir a importância da inclusão das pessoas com deficiência visual no projeto desses recursos. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura sobre o acesso das pessoas com deficiência visual aos objetos de museu, a aplicação das tecnologias 3D nesse âmbito e projetos elaborados com co-participação. A inclusão das pessoas com deficiência visual nas equipes de projeto adiciona contribuições e recomendações não centralizadas na cultura visual. Os aprimoramentos resultantes dessa inclusão mostram grande potencial de aplicabilidade e devem envolver decisões desde as escalas para reprodução dos modelos até a seleção das técnicas de impressão e dos materiais. Porém, a ampliação dessa inclusão requer o desenvolvimento de ferramentas, métodos e treinamentos inclusivos.

Publicado
Dec 30, 2022
Como Citar
KAUFFMANN, Aline Reis; DA SILVA, Fabio Pinto; MONT'ALVÃO, Claudia. A PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA CRIAÇÃO DE RECURSOS PARA MUSEUS PRODUZIDOS POR MEIO DE TECNOLOGIAS 3D. Ergodesign &amp; HCI, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 30-45, dec. 2022. ISSN 2317-8876. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1760>. Acesso em: 15 apr. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v10i2.1760.