Jesus, um griot na Palestina

um olhar para as parábolas em Mateus e Marcos

Auteurs

  • Josias Vieira Nascimento Junior Universidade Católica de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.46859/PUCRio.Acad.PqTeo.2595-9409.2025v8n15a05

Mots-clés :

Parábolas, Hermenêutica, Ensino, Interpretação

Résumé

Naquilo que diz respeito às parábolas em Mateus e Marcos, implica dizer da riqueza de contexto e até mesmo da própria metodologia. Com isso, a hermenêutica, neste artigo, contemplará, para além do conteúdo da mensagem, outras variáveis que podem ser observadas, tais como o ambiente vital, público ouvinte, leitor e o perfil do próprio evangelista. O artigo está diante da necessidade de um processo hermenêutico histórico crítico que observa as parábolas de Jesus diante dos ensinos do mestre. De um mestre griot e sua habilidade de contador de estórias e histórias que leva ouvintes, leitores, redatores e pesquisadores à imensa possibilidade de aprendizado. As parábolas de Jesus se estendem para muito além do que se tem por conhecimento do próprio termo “parábola”. Como no pensamento de Paulo Freire, fica implícito que Cristo tinha por objetivo trabalhar sobre a posição de inconcluso do ser humano, mas aberto à possibilidade de um novo aprendizado, ou mesmo uma mensagem nova proposta, muitas vezes, pela mesma perícope. Isso implica pensar sobre o fato de se a Palavra de Deus é a que fora proferida ou quem a profere.

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Publiée

2025-06-18