A Contribuição do Pensamento Espacial no Desenvolvimento do Pensamento Geográfico de Alunos do Ensino Fundamental

Auteurs

  • Daniel Rodrigues Silva Luz Neto Universidade de Brasília
  • Maria Solange Melo de Sousa Universidade de Brasília (doutoranda)
  • Juanice Pereira dos Santos Silva Universidade de Brasília (doutoranda)

Résumé

O ensino de Geografia no ensino fundamental tem como função desenvolver o pensamento geográfico dos alunos. Esse pensamento se constitui de diversos processos cognitivos, entre esses, os de habilidades do pensamento espacial. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é analisar o desenvolvimento de habilidades do pensamento espacial como contribuição ao pensamento geográfico dos estudantes do ensino fundamental. Para isso, utilizou-se da abordagem qualitativa na produção e interpretação dos dados, os quais foram produzidos por meio do procedimento bibliográfico e de campo. Na primeira etapa, levantam-se fundamentos teóricos sobre o pensamento espacial, o pensamento geográfico e a horta escolar. Na segunda etapa, realizou-se uma entrevista semiestruturada e uma análise de uma aula virtual com elementos de horta escolar. Os resultados mostraram que o pensamento espacial se constitui de um conjunto de habilidades cognitivas, como orientação, direção, tamanho, coordenação, deslocamento, distância, alternância, geometria espacial, classificação, entre outras. Essas habilidades cognitivas são fundamentais para o desenvolvimento do pensamento geográfico, entre outras formas de pensamento. Concluiu-se que, tanto para desenvolver como para mobilizar o pensamento geográfico, é imprescindível se apropriar de processos cognitivos, entre esses, as habilidades topológicas do pensamento espacial

Palavras-chave: Pensamento espacial, Pensamento geográfico, Habilidades cognitivas.

Abstract

The teaching of Geography in elementary school has the function of developing the students' geographic thinking. This thinking is made up of several cognitive processes, including those of spatial thinking skills. In this sense, the objective of the work is to analyze the development of spatial thinking skills as a contribution to the geographic thinking of elementary school students. For this, a qualitative approach was used in the production and interpretation of data, which were produced through bibliographic and field procedures. In the first stage, theoretical foundations are raised on spatial thinking, geographical thinking and the school garden. Afterwards, there was a semi-structured interview and an analysis of a class with elements from the school garden. The results show that spatial thinking consists of a set of cognitive skills, such as orientation, direction, size, coordination, displacement, distance, alternation, spatial geometry, classification, among others. These cognitive skills are fundamental for the development of geographic thinking, among other ways of thinking. It was concluded that, both to develop and to mobilize geographical thinking, it is essential to appropriate cognitive processes, among these, the topological skills of spatial thinking.

Key words: Spatial thinking, Geographical thinking, Cognitive skills.

Bibliographies de l'auteur

Maria Solange Melo de Sousa, Universidade de Brasília (doutoranda)

Doutoranda e Mestre em Geografia, pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em EaD (Educação a Distância) pela Universidade Católica de Brasília (UCB); Graduada em Geografia pela União Pioneira de Integração Social (UPIS); professora aposentada da SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF; professora bolsista (colaboradora) da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB), desde 2011. Trabalhei como professora de Educação Básica no Centro Educacional Católica de Brasília, de 1997 a 2007 e na Secretaria de Estado de Educação do Distrito federal de 1992 a 2017. Exerci as funções gratificadas na SEEDF como Supervisora Pedagógica, em 2010 e Vice-Diretora, em 2011 no Centro de Ensino Médio Ave Branca - Taguatinga e de Supervisora Pedagógica no Centro Educacional 04 de Taguatinga, de 2013 a 2017.

Juanice Pereira dos Santos Silva, Universidade de Brasília (doutoranda)

Doutoranda e mestre em Geografia pela Universidade de Brasília UnB), Especialista em Educação Ambiental, professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Trabalha com Eduacação Inclusiva no atendimento especializado em sala de Recursos Generalista desde 2009. Membra do grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia - GEAF (UnB). Coordenado pela professora Drª Cristina Maria Costa Leite. 

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Publiée

2021-10-26