Definições e Representações das Mídias para Professores e Alunos de Geografia

Autores

  • Camila Heimerdinger UNIOESTE
  • Marli Terezinha Szumilo Schlosser UNIOESTE

Resumo

Este trabalho versa reflexões e resultados de um estudo sobre as Mídias, com o intuito de verificar como os professores de Geografia e seus alunos do 3º ano do Ensino Médio as definem, através da linguagem escrita ou da linguagem de imagens. Portanto, os professores representaram as Mídias com uma fotografia e os alunos com um desenho, além da definição escrita. Ao se considerar a veiculação de diferentes discursos e imagens pelas Mídias, que são, inúmeras vezes, manipulados e influenciam nas decisões da sociedade, torna-se importante conhecer as definições que os professores e alunos possuem a respeito. A pesquisa ocorreu nos colégios dos municípios limítrofes a Nova Santa Rosa/Paraná/Brasil, no período de 2015-2022. Para isso, foi utilizado o método dialético marxista de análise, no qual aplicaram-se questionários para a obtenção de dados quantitativos e qualitativos. É preciso destacar que as reflexões das representações e de seus processos de significação consistem em elemento fundamental na análise do objeto em debate. Os resultados mostraram que os professores definem as Mídias como veículos, meios de comunicação, fonte de “informação”, integração social e, nas fotografias, as representaram no ambiente escolar, a moradia, lugares e tecnologias. Os alunos definiram as Mídias como meios de comunicação e informação, televisão, rádio, computador, revistas, jornais e tecnologias. Os desenhos geraram definições mais elaboradas, ilustrando a manipulação, globalização do mundo e as Mídias empregadas no ensino. Com a apresentação de diferentes Mídias, entende-se que as mesmas estão inseridas nas relações cotidianas, os professores precisam saber usá-las e abordar seus discursos criticamente com os alunos.

Palavras-chave: Mídias. Definições. Representações. Ensino de Geografia

 

Abstract

This work deals with reflections and results of a study on the Media, in order to verify how Geography teachers and their 3rd year high school students define them, through written language or the language of images. Therefore, the teachers represented the Media with a photograph and the students with a drawing, beyond the written definition. When considering the placement of different discourses and images by the Media, which are, many times, manipulated and influence society's decisions, it becomes important to know the definitions that teachers and students have in this regard. The research took place in the schools of the municipalities bordering Nova Santa Rosa / Paraná / Brazil, in the period 2015-2022. For this, the Marxist dialectical method of analysis was used, in which questionnaires were applied to obtain quantitative and qualitative data. It should be noted that the reflections of representations and their processes of meaning are a fundamental element in the analysis of the object under debate. The results showed that teachers define the Media as vehicles, means of communication, source of “information”, social integration and, in the photographs, they represented them in the school environment, housing, places and technologies. The students defined the Media as means of communication and information, television, radio, computer, magazines, newspapers and technologies. The drawings generated more elaborate definitions, illustrating the manipulation, globalization of the world and the Media employed in teaching. With the presentation of different Media, it is understood that they are inserted in everyday relationships, teachers need to know how to use them and approach their speeches critically with students.

Keywords: Media. Definitions. Representations. Geography Teaching

Biografia do Autor

Camila Heimerdinger, UNIOESTE

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão/PR.

Marli Terezinha Szumilo Schlosser, UNIOESTE

Doutora em Geografia, professora do curso de Geografia e Mestrado/Doutorado em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão/PR. Integrante do Laboratório de Ensino de Geografia – (LEG) e Linha/Grupo de Pesquisa– Ensino e Práticas de Geografia – (ENGEO), número do grupo 34953/2011, cadastrado junto à Unioeste.

Downloads

Publicado

2023-04-27