Desafios da Formação Docente no Brasil: precarização, condições de trabalho e a valorização do raciocínio geográfico

Authors

  • Rafael Arosa PUC Rio

Abstract

Este artigo analisa os desafios da formação de professores no Brasil, abordando a precarização da profissão e o desinteresse pela carreira docente, além da importância do raciocínio geográfico como ferramenta essencial para a compreensão crítica do mundo. A crescente diluição da Geografia no currículo escolar é vista como uma ameaça à identidade disciplinar, que deve ser reafirmada para garantir a formação crítica dos estudantes e a valorização da Geografia como um campo intelectual fundamental. Outro ponto crítico abordado é a formação docente acelerada e à distância, que, embora se apresente como uma solução rápida para a falta de professores, reduz a profundidade da formação e compromete a qualidade do ensino geográfico.

Palavras-chave: Formação docente, Raciocínio geográfico, Currículo escolar

Abstract

This article analyzes the challenges of teacher training in Brazil, addressing the precariousness of the profession and the lack of interest in the teaching career, in addition to the importance of geographic reasoning as an essential tool for the critical understanding of the world. The growing dilution of Geography in the school curriculum is seen as a threat to disciplinary identity, which must be reaffirmed to ensure the critical formation of students and the valorization of Geography as a fundamental intellectual field. Another critical point addressed is accelerated and distance teacher training, which, although it presents itself as a quick solution to the lack of teachers, reduces the depth of training and compromises the quality of geographic teaching.

Keywords: Teacher training, Geographical reasoning, School curriculum

Published

2025-03-10