DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE USABILIDADE DE SOFTWARE PARA PESQUISA DE PÚBLICOS NO MUSEU CÂMARA CASCUDO
DOI:
https://doi.org/10.22570/ergodesignhci.v9i2.1516Resumo
Museus buscam estabelecer comunicações eficientes e eficazes com seus públicos. A pesquisa de público precisa fazer parte do cotidiano dos museus e não apenas em atividades esporádicas, pois seus públicos estão em constante evolução. Amaral (2019) projetou um software para coletar dados sobre os perfis dos públicos que visitam o Museu Câmara Cascudo e facilitar a condução contínua da pesquisa de público nesse museu. Como continuidade, este trabalho apresenta o desenvolvimento deste software e sua avaliação com a participação de visitantes do museu dentro do setor expositivo. Buscou-se desenvolver um software flexível para uso em diferentes dispositivos, de fácil atualização das questões de pesquisa e com resultados salvos para facilitar diferentes análises futuras. O software foi avaliado por um teste de usabilidade que analisou a conclusão da coleta de dados, o tempo necessário, dúvidas e desconfortos dos visitantes em relação às perguntas. Todos os 11 participantes conseguiram completar a tarefa com sucesso, em média de 3 minutos. Alguns participantes enfrentaram dificuldades relacionadas com a familiaridade com a tecnologia. Essas dificuldades foram facilmente superadas, sem impacto significativo para a experiência do visitante. Este software demonstrou ser uma ferramenta com potencial para apoiar a pesquisa de públicos no museu de forma contínua.
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Copyright (c) 2021 Pedro Gabriel Silva de Lima, Marina Pereira Farias do Amaral, Bruno Santana da Silva

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