MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS NA TERCEIRA IDADE: O CASO DE UM NÚCLEO DE ESTUDOS DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.22570/ergodesignhci.v9i1.1536Resumo
As transformações tecnológicas impactam a sociedade de forma significativa e disruptiva nas áreas sociais e comportamentais. Considerando tal evolução, este estudo objetiva apontar as dificuldades na utilização das mídias sociais e digitais por idosos. O público-alvo é constituído por participantes do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou-se uma pesquisa qualitativa caracterizada como descritiva, e os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas, seguidas por uma revisão integrativa da literatura e aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que os idosos usam as mídias sociais e digitais na interação com amigos e familiares, no entanto, existem desafios a serem superados. A partir destes resultados foi ofertado um curso de 30 horas de boas práticas no uso das redes sociais aos estudantes do NETI na modalidade híbrida. Além das aulas presenciais, disponibilizou-se atividades complementares via grupo do WhatsApp. Ao término do curso foi aplicado um questionário a fim de obter o feedback dos estudantes e, a partir destes dados, foi oferecido um manual contendo os procedimentos básicos do uso das mídias digitais. Este grupo no WhatsApp permanece ativo com o intuito de dar continuidade na troca de experiências e fortalecimento da rede.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leila Regina Techio, Sra, Ana Elisa Pillon, Sra, Márcio Vieira de Souza, Sr, Vania Ribas Ulbricht, Sra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.