MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS NA TERCEIRA IDADE: O CASO DE UM NÚCLEO DE ESTUDOS DE SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22570/ergodesignhci.v9i1.1536

Resumo

As transformações tecnológicas impactam a sociedade de forma significativa e disruptiva nas áreas sociais e comportamentais. Considerando tal evolução, este estudo objetiva apontar as dificuldades na utilização das mídias sociais e digitais por idosos. O público-alvo é constituído por participantes do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou-se uma pesquisa qualitativa caracterizada como descritiva, e os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas, seguidas por uma revisão integrativa da literatura e aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que os idosos usam as mídias sociais e digitais na interação com amigos e familiares, no entanto, existem desafios a serem superados. A partir destes resultados foi ofertado um curso de 30 horas de boas práticas no uso das redes sociais aos estudantes do NETI na modalidade híbrida. Além das aulas presenciais, disponibilizou-se atividades complementares via grupo do WhatsApp. Ao término do curso foi aplicado um questionário a fim de obter o feedback dos estudantes e, a partir destes dados, foi oferecido um manual contendo os procedimentos básicos do uso das mídias digitais. Este grupo no WhatsApp permanece ativo com o intuito de dar continuidade na troca de experiências e fortalecimento da rede.

Biografia do Autor

Leila Regina Techio, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Doutoranda no Curso de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGEGC/UFSC, na área de Mídia do Conhecimento (início em 2019/1). Possui Mestrado Profissional em Engenharia de Produção pela Unisociesc (2014). Nascida em São José do Cedro, SC, Brasil, em 1977, recebeu o título de Bacharel em Informática da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) em 2001, título de especialista em Administração de Marketing, Comunicação e Negócio, do Instituto de Pós-Graduação e Educação Continuada Ltda (INBRAPEC) em 2004, e mestra em engenharia da produção da Sociedade Educacional do Estado de Santa Catarina (SOCIESC), em 2014. Atualmente é professora na graduação, pós-graduação e ensino digital no Centro Universitário Tupy (UNISOCIESC) em Joinville e professora online na Ânima digital/UNISOCIESC.

Ana Elisa Pillon, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC), na área de Mídia do Conhecimento (início em 2019/1). Possui Mestrado Profissional em Engenharia de Produção pela Unisociesc (2016). Possui graduação em Psicologia (Bacharelado) pela Universidade do Vale do Itajaí (2004) e Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Estácio de Sá de São José-SC (2007). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: inovações educacionais, psicologia da aprendizagem, psicologia jurídica, gestão de pessoas, psicologia organizacional, relações interpessoais e educação a distância. Atua como docente na Unisociesc (da rede Ânima Educação) desde 2012 com disciplinas presenciais e a distância. Os temas de interesse de pesquisa são: ensino-aprendizagem, ensino-aprendizagem na EaD, gestão de cursos EaD, tecnologia educacional, acessibilidade, gestão de pessoas, liderança, mídia do conhecimento, gestão do conhecimento e educação em rede. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7975-4694.

Márcio Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Possui graduação em Comunicação Social (Habilitação- Jornalismo) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), especialização em Educação (duas) (UFSC,UNIVALI). Mestrado em Sociologia Política pela UFSC (1995) e Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC  (2002). Tem experiência na área de mídia e conhecimento, comunicação, sociologia política, EaD, mídias digitais, atuando principalmente nos temas: comunicação e educação, mídia e conhecimento, inovação na educação, educação em rede, sociologia e tecnologia, redes e mídias sociais , Análise de Redes Sociais (ARS), vídeo e democracia, desenvolvimento sustentável e TIC’s, metodologia de pesquisa e metodologias ativas na educação.

Vania Ribas Ulbricht, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

É licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi professora visitante da Universidade Federal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Design (2012 - 2014). Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Presta serviço voluntário no PPEGC da UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, ensino-aprendizagem, hipermídia, design de hipermídia, geometria e geometria descritiva.

Downloads

Publicado

2021-06-30