DIGITAL AND SOCIAL MEDIA IN THE THIRD AGE: THE CASE OF A GROUP OF RESEARCH IN SANTA CATARINA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22570/ergodesignhci.v9i1.1536

Abstract

The technological transformations impact society in a significant and disruptive way in areas such as social and behavioral. In light of that evolution, this study aims to point the difficulties faced in the usage of social and digital medias by the elderly. The target audience is made by participants from Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), bound to Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  A quantitative research characterized as descriptive was made, and the tools to gather data were interviews semi-structured, followed by an integrative literature review and the application of a questionnaire. The results showed that the elderly use social and digital medias in the interaction with family and friends, however, there are challenges to be overcome. Based on the results, a 30 hours course in good practice on the usage of social network was proposed to the NETI students on the hybrid modality. Despite the presencial classes, additional activities were made available via a Whatsapp group. At the end of the course, a questionnaire was administered in order to obtain feedback from the students, and, based on that data, a manual with the basic processes on the usage of social media was offered. The Whatsapp group mentioned above remains active in order to continue the knowledge exchange, as well as to fortify the network.

Author Biographies

Leila Regina Techio, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Doutoranda no Curso de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGEGC/UFSC, na área de Mídia do Conhecimento (início em 2019/1). Possui Mestrado Profissional em Engenharia de Produção pela Unisociesc (2014). Nascida em São José do Cedro, SC, Brasil, em 1977, recebeu o título de Bacharel em Informática da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) em 2001, título de especialista em Administração de Marketing, Comunicação e Negócio, do Instituto de Pós-Graduação e Educação Continuada Ltda (INBRAPEC) em 2004, e mestra em engenharia da produção da Sociedade Educacional do Estado de Santa Catarina (SOCIESC), em 2014. Atualmente é professora na graduação, pós-graduação e ensino digital no Centro Universitário Tupy (UNISOCIESC) em Joinville e professora online na Ânima digital/UNISOCIESC.

Ana Elisa Pillon, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC), na área de Mídia do Conhecimento (início em 2019/1). Possui Mestrado Profissional em Engenharia de Produção pela Unisociesc (2016). Possui graduação em Psicologia (Bacharelado) pela Universidade do Vale do Itajaí (2004) e Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Estácio de Sá de São José-SC (2007). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: inovações educacionais, psicologia da aprendizagem, psicologia jurídica, gestão de pessoas, psicologia organizacional, relações interpessoais e educação a distância. Atua como docente na Unisociesc (da rede Ânima Educação) desde 2012 com disciplinas presenciais e a distância. Os temas de interesse de pesquisa são: ensino-aprendizagem, ensino-aprendizagem na EaD, gestão de cursos EaD, tecnologia educacional, acessibilidade, gestão de pessoas, liderança, mídia do conhecimento, gestão do conhecimento e educação em rede. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7975-4694.

Márcio Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Possui graduação em Comunicação Social (Habilitação- Jornalismo) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), especialização em Educação (duas) (UFSC,UNIVALI). Mestrado em Sociologia Política pela UFSC (1995) e Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC  (2002). Tem experiência na área de mídia e conhecimento, comunicação, sociologia política, EaD, mídias digitais, atuando principalmente nos temas: comunicação e educação, mídia e conhecimento, inovação na educação, educação em rede, sociologia e tecnologia, redes e mídias sociais , Análise de Redes Sociais (ARS), vídeo e democracia, desenvolvimento sustentável e TIC’s, metodologia de pesquisa e metodologias ativas na educação.

Vania Ribas Ulbricht, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

É licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi professora visitante da Universidade Federal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Design (2012 - 2014). Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Presta serviço voluntário no PPEGC da UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, ensino-aprendizagem, hipermídia, design de hipermídia, geometria e geometria descritiva.

Published

2021-06-30